“Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal”. (Mt 5, 22).
Todos nós queremos ser bem-vistos, queremos ser bem tratados, gostamos de estar com pessoas que são exaltadas pela sociedade e, principalmente, gostamos que estas pessoas que são bem-vistas também nos coloquem em locais bem altos, para que assim nossa vaidade seja alimentada e sejamos mais ensoberbados.
Outra coisa que nos acontece é querer se afastar de pessoas que não tem fama ao seu lado, que vivem nas periferias da vida, que são excluídas de todos os ramos sociais. Estas pessoas nós gostamos de desprezá-las e de colocá-las mais baixo do que elas se encontram, vezes com atitudes e vezes com palavras mesmos. É difícil querer bem uma pessoa que ninguém quer bem, isto é uma grande inclinação humana.
Porém, nosso Pai ama aqueles que estão ao lado dos pobres, das pessoas que não são bem quistas por este mundo. Devemos sempre buscar ajudar aqueles que se encontram em momentos difíceis e não perguntar para eles por que eles estão nesta situação ou ainda por que eles não lutam para sair de onde estão, devemos unicamente ajudar, pois isto agrada ao nosso Pai.