
Ao longo da história, os grandes acontecimentos sempre necessitaram de um líder, de alguém que fosse à frente. Nosso Mestre, com sua sabedoria ímpar, também colocou um líder à frente de sua Igreja: o Santo Padre. O primeiro a abrir essa fila foi o inigualável São Pedro, que, mesmo diante de todas as suas limitações, foi um grande líder.
Um grande líder precisa de pessoas dispostas a ajudá-lo, para que seus empreendimentos sigam adiante. São Pedro teve São Paulo; ambos foram dois baluartes da evangelização. São Paulo nunca quis roubar o brilho de São Pedro, mas, em sua missão, fez com que a Igreja do primeiro século fosse tão grandiosa que é lembrada ao longo de todos os séculos.
Todos nós somos chamados a ser cooperadores do Santo Padre, seja ele quem for. Tenhamos o brilho que tivermos, somos chamados a ser Paulo na vida dele. Mesmo que não tenhamos a facilidade que Paulo tinha para evangelizar, somos chamados a ser cooperadores do Sumo Pontífice. Sejamos cooperadores da obra de Cristo; façamos de tudo para que este Reino cresça.